O Que Se Ler Quando Precisa: Dois Irmãos (Gabriel Bá e Fábio Moon)
E na estreia da coluna falaremos de quadrinhos e literatura nacional! Sim! A nossa dica de leitura hoje é Dois Irmãos de Gabriel Bá e Fabio Moon, baseado no romance de mesmo nome de Milton Hatoum. A trama gira em torno da tumultuada relação entre os gêmeos, Yaqub e Omar, e como essa relação atinge a sua família de origem libanesa e as pessoas em seu convívio. O cenário é Manaus no início do século XX, e as transformações que ocorrem com o Brasil são retratadas ao decorrer da história, a trama acompanhamos na visão de Nael, filho de Domingas, uma espécie de irmã adotiva dos gêmeos.
A arte belíssima em preto e branco marca muito a Manaus de Bá e Moon, os traços retos dos personagens que parecem que foram tirados de pinturas do oriente, o modo em que vemos a casa da família dos gêmeos ao passar do ano e a decadência em que a família mergulha e a casa mergulham juntos é impressionante. A impressão que me deu foi que eu tinha visto aquela casa com duas crianças correndo brincando e ao passar dos tempos se tornam rivais. E a casa e todos nelas se definham com esse conflito.
O texto é sublime e funciona totalmente em seu transporte para os quadrinhos. Os personagens são bem trabalhados e acompanhar Nael no meio do turbilhão é muito bacana e leve. Tem um momento em que ele, depois já grande, realiza um sonho de infância que me fez ficar muito feliz por ele.
Dois Irmãos é uma obra que você pode comprar sem medo, pela qualidade de Gabriel Bá e Fabio Moon e pela obra de Milton Hatoum. É uma leitura que quando você termina, se sente satisfeito e feliz de ter realizado. E muito mais feliz em saber que está em sua coleção.
0 comentários:
Postar um comentário