segunda-feira, 30 de março de 2015

Rick Grimes sendo Rick Grimes - Crítica da quinta temporada de The Walking Dead





Quando foi lançada a primeira temporada de The Walking Dead fiquei muito empolgado. Tinha ouvido falar dos quadrinhos, e de sua qualidade, seja na escrita, seja nos desenhos. Mas confesso que larguei o seriado meio que de mão. Algo não me fez prender naquele mundo apocalíptico. Passou o tempo e amigos me falando sobre a segunda temporada. A fazenda. Que tinha sido incrível. que mal esperavam a terceira começar. E mesmo assim continuei sem me empolgar.  Foi já um mês antes do lançamento da quarta temporada, que um amigo, me  emprestou algumas revistas em quadrinhos de Rick e sua trupe de sobreviventes. Aquilo me acertou na testa como o martelo do Tyreese!! Fiquei alucinado. E me punia como não tinha lido aquilo antes. Hoje sou colecionador das HQs. Corri para a série na TV. Queria ver como estava lá. E comecei minha maratona particular. Da primeira temporada, passando pela fazenda, indo pra prisão, o Governador, Terminus, igreja e agora chegamos em Alexandria.

Esse é o ponto. O andar dos personagens. Em todos os lugares em que param eles pensam: "aqui é o lugar".  E uma coisa que as HQs sempre ressaltam é que se estiver muito tranquilo, vai dar merda. Regra que também é seguida na TV. Não existem lugares tranquilos em Walking Dead. Não existe aqui é bom. Aqui dá. E quando Rick e sua turma chegam à Alexandria, toda aquela calma, como se o mundo além dos portões não fosse cheios de zumbis e pessoas desesperadas para sobreviver. Não acreditam que possa existir. Em um episódio Rick escuta um zumbi do outro lado do muro. E ele estende a mão sobre o muro na direção do zumbi. Como se fosse fazer um elo. Ele sente falta. Ele não se adapta.


A cena que fechou a primeira parte da temporada
A temporada teve o seu recesso para o final de ano. Na primeira parte foi arrastada. A parte do hospital andou devagar. E de mais importante mesmo foi a morte da Beth e a entrada do Noah para o grupo. A segunda parte, logo no primeiro episódio, foram ousados nos dando a morte do Tyreese em um episódio praticamente poético. Bem diferente dos habituais da série. com Alexandria, os sobreviventes tem que lidar com algo realmente novo. Roupas limpas, banhos quentes, comida fresca e o conforto de um lar. Mas como chamar de lar depois de passar o que passaram na fazenda, na prisão e no Terminus? Se lembra que eu disse lá em cima que quando tudo está tranquilo é porque vai dar merda? E a merda que acontece vem do próprio Rick, em um acesso misturado de ciúmes com não aguentar mais que aquelas pessoas aceitem que o mundo esteja normal.

Essa temporada foi feita para desenvolver os personagens. Estamos vendo o Carl crescer. O Daryl não se vê naquela sociedade, Carol (essa foi a temporada dela) de personagem que ao longo das temporadas vive com seu complexo de "será-a-próxima-morrer" se tornar uma manipuladora foraz, Michonne querendo um lugar tranquilo, querendo aceitar as regras (logo ela que andava suja de tripas e com dois zumbis acorrentados), a Sasha vai de sobrevivente sorridente para caçadora nata de zumbis e vemos um Rick Grimes se vendo um inútil em uma sociedade em paz.


O grupo chegando em Alexandria
A quarta tivemos seu nervosismo com o Terminus, na quinta vemos o nervosismo disfarçado de mundo perfeito e tranquilo. Essa temporada manteve o nível da anterior. O gancho dos Lobos foi lançado e para a sexta veremos de novo que pior do que os zumbis são as pessoas. Pois talvez vejamos Negan e seu bastão Lucille. Para quem leu os quadrinhos sabe da importância desse personagem.

Em sumo, não acho que seja a melhor temporada (a segunda, da fazenda, para mim ainda é imbatível), também não acho que recuperou os fãs que deixaram a série no meio do caminho. Inclusive amigos meus que recomendavam tanto a série antigamente. Mas aposto que fez novos. E uma coisa que chama atenção é o sangue! A segunda parte então tivemos zumbis como gostamos de ver. Quando são golpeados muito sangue. Mataram um cavalo. Muito sangue. Morte de Noah. Muito sangue. Como nos primórdios da série. Deve ser essa a receita para a volta dos fãs antigos. Que não querem ver os personagens "brincando de casinha". Eu só espero que a sexta temporada mantenha todo o sangue explodindo na tela e seja Badass total. Com os lobos colocando o pé no portão de Alexandria e encontrando um Rick Grimes como no final dessa temporada. Um Rick Grimes sendo Rick Grimes.


Ricardo Ramos

0 comentários:

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas

Dirigindo o fusca está Ricardo Ramos & Iuri Salvador

Anuncio !!!

Arquivo do blog

Video